Confira, abaixo, o conteúdo completo da matéria.

Hoje é 24 de março de 2025

Governo Federal anuncia concurso para a Polícia Federal com 2 mil vagas

O governo federal anunciou na quarta-feira (29) a realização de um concurso público para a Polícia Federal (PF), com a oferta de 2 mil vagas, sendo mil para 2025 e mil para 2026. O certame visa o preenchimento de diversas funções dentro da carreira policial, como delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista.

Embora os detalhes sobre a distribuição das vagas por cargo e os requisitos específicos ainda não tenham sido divulgados, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que as vagas abrangerão todos os cargos da instituição. Ele explicou que, nas próximas etapas, as equipes técnicas irão definir a distribuição detalhada das oportunidades.

O anúncio foi feito após uma reunião entre ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, declarou que as novas contratações são essenciais para fortalecer a atuação da PF no combate ao crime organizado, à segurança nas fronteiras e no enfrentamento de crimes ambientais.

“Mais dois mil policiais federais, que serão distribuídos por todo o Brasil. Muito importantes no combate ao crime organizado, para a segurança das nossas fronteiras e o combate ao crime ambiental”, afirmou Lewandowski.

A ministra Esther Dweck ressaltou que a segurança pública é uma das prioridades do Governo e que o orçamento federal foi ajustado para viabilizar a realização do concurso. “Como já anunciamos, esse ano vamos fazer um ajuste de R$ 1 bilhão na Lei Orçamentária Anual, mas dentro desse ajuste que precisamos fazer, o presidente deu uma grande prioridade para esse concurso”, explicou.

O próximo passo será a publicação da portaria de autorização, prevista para fevereiro, permitindo que a Polícia Federal organize o certame e defina a distribuição das vagas entre os cargos. “Essa autorização é dada agora, mas a entrada efetiva deve ocorrer a partir do final do ano”, concluiu a ministra.

De acordo com o diretor-geral Andrei Rodrigues, o concurso contemplará todas as carreiras policiais da PF, incluindo: delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista. Segundo Rodrigues, será discutido junto as equipes a distribuição das vagas para cada cargo, e assim, poder anunciar o quantitativo e os valores.

Compartilhe esta matéria

plugins premium WordPress