Confira, abaixo, o conteúdo completo da matéria.

FINALMENTE: Agora sim, Barragem de Oiticica é oficialmente inaugurada em Jucurutu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quarta-feira (19), da inauguração do Complexo Oiticica, em Jucurutu, no Rio Grande do Norte. A obra, considerada essencial para a segurança hídrica do sertão do Seridó, foi destacada pelo presidente como um marco histórico na luta contra os efeitos da seca na região.

“É a redenção de um povo que, durante 300 anos, padeceu de falta d’água”, afirmou Lula em seu discurso. O presidente enfatizou que a seca é um fenômeno natural, mas que os danos causados por ela — incluindo a morte de animais e o êxodo de nordestinos para outras regiões do país — são consequências da negligência histórica dos governantes.

Investimentos e impacto – Desde o início da construção da barragem, em 2013, foram investidos R$ 765 milhões, sendo R$ 163,1 milhões repassados durante a atual gestão por meio do Novo PAC. A expansão do Complexo Oiticica aumentará sua capacidade de armazenamento de 75,56 milhões de metros cúbicos para 742 milhões, garantindo maior segurança hídrica para a população da região.

O empreendimento beneficiará diretamente 22 municípios e cerca de 294 mil pessoas. Além da construção do reservatório, o projeto inclui o reassentamento da comunidade de Barra de Santana e das agrovilas, bem como licenciamento ambiental, resgate arqueológico e ações de preservação da vegetação nativa.

Complexo Oiticica e ampliação hídrica – A barragem de Oiticica é um dos principais componentes do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), que visa reduzir os impactos da irregularidade das chuvas no Nordeste. O complexo também inclui a Tomada D’Água do Pisf, o reassentamento urbano e a Agrovila de Jucurutu, todas concluídas. Outras obras, como a Agrovila de Jardim de Piranhas (64,02% concluída) e a Agrovila de São Fernando (79,66% concluída), seguem em andamento.

Compartilhe esta matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress