Na manhã deste domingo (18), um detento da Penitenciária Estadual de Alcaçuz faleceu após sofrer um infarto dentro da unidade prisional. De acordo com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), o homem teve uma parada cardiorrespiratória e, apesar dos esforços da equipe de segurança e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), não resistiu.
Segundo informações repassadas pela Seap, o alerta foi dado por outros presos da ala “A”, que solicitaram socorro ao perceberem que o interno passava mal. Policiais penais realizaram os primeiros socorros e iniciaram manobras de reanimação, que duraram cerca de 40 minutos até a chegada das equipes do SAMU — uma unidade básica e outra avançada. Mesmo com o uso de desfibrilador e administração de medicamentos, como adrenalina, o detento não respondeu ao tratamento.
A identidade do preso não foi divulgada. A Seap informou ainda que a Polícia Judiciária e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foram acionados para realizar os procedimentos legais. A chefia de segurança da Seap também destacou que o efetivo de agentes no presídio está abaixo do ideal, o que compromete a capacidade de resposta rápida em situações emergênciais como essa.
Com informações de Jair Sampaio