Na manhã desta ultima terça-feira, 13 de maio de 2025, A Câmara Municipal de Jucurutu realizou uma Audiência Pública para debater a LEI MUNICIPAL 1.155, que proíbe o uso de fogos de artifício de grandes ruidos. Debateu também a situação dos animais de rua no município.
A audiência foi presidida pelo Vereador Francinildo Aquino e a Vereadora Professora Daguia.
Um momento de muita relevância para a sociedade, por trazer para o debate público e propor soluções para as duas problemáticas debatidas.
Na audiência, foi destacada a necessidade da legislação no tocante à proteção e o bem-estar das pessoas sensíveis aos ruídos, como crianças e idosos, além dos animais, que são afetados com esse tipo de barulho.
No que diz respeito à situação dos animais de rua, foi ressaltada a importância de campanhas de castração em massa, conscientização por parte da população em ter responsabilidade com seus animais e investimentos em abrigos e cuidados veterinários para esses animais.
Representantes dos setores envolvidos agradeceram a participação de todos que contribuíram com ideias e sugestões, reforçando o compromisso de tornar Jucurutu uma cidade mais inclusiva, consciente e preocupada com o bem-estar coletivo. A audiência foi vista como um passo importante para fortalecer o diálogo entre poder público e sociedade, buscando soluções que promovam a harmonia entre as pessoas, os animais e o meio ambiente.
Estiveram presentes na Audiência as autoridades, Eliseu Ribeiro representando a GPAM, o Subcomandante da 3° Companhia de Polícia Militar de Jucurutu Tenente Medeiros, Os vereadores Romualdo Teixeira, Lulu de Chico Ivo, Augusto Diniz, o Secretário de Agricultura Willame Lopes (Nego) e a Professora Doutora Nilza Dutra de Mossoró.