A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) divulgou os dados da quadra chuvosa no Rio Grande do Norte no mês de abril, e apresentou a previsão para o mês de maio, quando as chuvas devem se intensificar na faixa litorânea do estado e na região Agreste Potiguar.
De acordo com as informações da Unidade Instrumental de Meteorologia da Emparn, o mês de maio é, climatologicamente, o último do período chuvoso nas regiões Oeste e Central, ao mesmo tempo em que marca o início das chuvas no Leste da região Nordeste, com influência principalmente nas regiões Leste e Agreste do RN.
Os dados apontam que no mês de abril, a região Leste do RN registrou média de chuvas de 64,8 milímetros. Para maio, a previsão é de que esse número seja de 171,1 milímetros. Já no Agreste Potiguar foi observada chuva média de 31,1 milímetros no mês passado. Para este mês a previsão é de 91 milímetros
“Normalmente durante a segunda quinzena do mês de maio ocorre um veranico (período sem chuvas), indicando o final da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), consequentemente o final do período de chuvas no interior. O período chuvoso do Leste do Nordeste é influenciado pelas condições termodinâmicas do Oceano Atlântico Sul, principalmente pelo posicionamento e intensidade do Centro de Alta Pressão do Atlântico Sul, isso vai influenciar na intensidade e direção dos ventos de sudeste e determinar o padrão das chuvas”, como indica o boletim divulgado pelo setor de Meteorologia da Emparn.