A comunidade do Sítio São Braz, localizada na zona rural de Jucurutu-RN, emitiu uma nota de repúdio após moradores relatarem terem sido alvo de ataques, ofensas e generalizações preconceituosas veiculadas por meio de áudios que circulam em grupos de WhatsApp.
A reportagem do Blog Jucurutu em Foco recebeu, nesta terça-feira (20), diversas mensagens por meio do direct do Instagram e também pelo WhatsApp, enviadas por populares da comunidade, demonstrando indignação com o teor dos conteúdos divulgados.
Segundo foi repassado, áudios estariam circulando em vários grupos de WhatsApp onde um homem comenta que foi até a comunidade procurando por trabalhadores mas chegando lá não encontrou.
“São Braz e São Bento, três vans pra praia, pra passar o veraneio, já pensou rapaz ? Aí o caba vai ali no São Braz São Bento procura um caba pra cortar um capim ajeitar uma coisa não acha”
O homem ainda destacou que os mesmos foram à praia com o “dinheiro” do governo e citou o nome de um bloco carnavalesco da comunidade chamado “Malandragem”, onde estaria supostamente associando o nome do bloco a atitudes de dos moradores da comunidade.
Em outro áudio, outro homem aprova o que o seu primo havia falado, “É rapaz o que o primo tá falando, isso é verdade, esses vagabundos você chega naquele São Braz você chega naqueles vagabundos eles não querem trabalhar não, e ainda se acham”.
É preciso destacar que generalizações e discursos de ódio não apenas desrespeitam comunidades inteiras, como também reforçam preconceitos históricos contra populações rurais. Áudios desse tipo ultrapassam o direito à opinião e entram no campo da ofensa, da humilhação e da desinformação.