O júri popular do caso Zaira Cruz, que foi cancelado na primeira sessão de julgamento após o abandono da defesa do réu, foi remarcado para 1º de dezembro deste ano. A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O processo trata da morte de Zaira Cruz, de 22 anos, que foi encontrada morta no dia 2 de março de 2019 – sábado de Carnaval em Caicó. O policial militar Pedro Inácio Araújo é acusado de estuprar e matar a vítima.
O réu encontra-se preso desde que foi capturado pela Polícia Militar, em 15 de março de 2019. Na semana passada, a defesa do réu solicitou à Justiça a substituição da prisão preventiva dele por medida cautelar humanitária. De acordo com o advogado Jader Maques, nessa segunda-feira (4), o Juízo do Tribunal do Júri de Natal acolheu o pedido para realização urgente de nova avaliação médica destinada a apurar o atual estado clínico do acusado.
A solicitação da defesa fundamenta-se em laudo médico que atesta uma doença rara, progressiva e incompatível com o ambiente prisional (polineuropatia amiloidótica familiar). O advogado acredita que, com a avaliação médica determinada pela Justiça, o pleito da substituição da prisão preventiva “se apresentará como desdobramento natural” e será aceito.
O processo corre em segredo de Justiça.
O caso
Zaira Cruz tinha 22 anos, quando foi encontrada morta no dia 2 de março de 2019, no sábado de Carnaval, no município de Caicó. O policial militar Pedro Inácio é acusado de estuprar e matar a vítima.
Inicialmente, o processo tramitou na 3ª Vara da Comarca de Caicó, mas a defesa solicitou e obteve o desaforamento para Natal, alegando dúvidas sobre a imparcialidade do júri na região do Seridó, devido à repercussão do caso. O processo conta com 7 mil laudas.
O caso começou a ser julgado no último dia 2 de junho, no Fórum Miguel Seabra Fagundes. No entanto, o júri do Caso Zaira foi cancelado no dia seguinte, após a defesa do réu Pedro Inácio Araújo ter abandonado o plenário do fórum. Com a saída da defesa, o Conselho de Sentença foi dissolvido e nova sessão foi remarcada.